“Todos podemos fotografar, mas o que distingue estes fotógrafos é a capacidade, ponderação, dedicação e profundidade desse OLHAR (reconhecimento e compreensão) da Malagueira através do pequeno visor da sua câmara, que captar mais do que mil palavras.
Cada um destes OLHARes é distinto e único. Esta exposição cria a oportunidade de ter lado a lado OLHARes de diferentes fotógrafos, imagens capturadas em épocas distintas, mas que nos permitem estabelecer relações entre os seus olhares e encontrar as cumplicidades dos muito que OLHAM atentamente e intencionalmente para esta obra de arquitetura e para as gentes que a habitam.
A Malagueira enquanto sujeito revela-se na sua riqueza, na beleza, e também nas suas fragilidades e feiuras. Esta riqueza provém da singularidade do processo da sua construção e da genialidade do seu autor – Álvaro Siza. As formas puras, brancas, reveladas no contraste com os céus alentejanos são belas. Mas o percurso frágil da construção da Malagueira é visível nas feridas que não saram, no que ainda falta fazer, no ainda inacabado.”
Exposiçao colectiva de Fotografia de Arquitectura
“OLHARes sobre a Malagueira”
25.11 – 31.12.2022
Curated by Pedro Guilherme e Sofia Salema
CIPA MALAGUEIRA — Évora