FG+SG fotografia de arquitectura | architectural photography

Arquitectura Portuguesa por Fernando Guerra

 

Arquitectura Portuguesa por Fernando Guerra
“Kiến Trúc Bồ Đào Nha Thông Qua Fernando Guerra”

07.12.2022 – 10.02.2023
Curadoria: Emanuel Barbosa

ACPT Associação Cultural Portuguesa 

IDECAF – Institut d’Echanges Culturels avec la France, 31 Thái Văn Lung, Bến Nghé, Quận 1, Thành phố Ho Chi Minh
VIETNAM


No âmbito das relações de cooperação e do processo de colaboração entre as cidades do Porto e de Ho Chi Minh, foi organizada e recentemente inaugurada na cidade vietnamita a exposição de fotografia “Arquitetura portuguesa por Fernando Guerra”.

A mostra conta com o apoio da Câmara do Porto – que esteve representada pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente – bem como da autarquia de Ho Chi Minh, e da Embaixada do Vietname.

Patente no Instituto Cultural Francês (Idecaf), em Ho Chi Minh, a exposição tem curadoria de Emanuel Barbosa e é promovida pela ACPT – Associação Cultural Portuguesa e a Thuan Viet. Fernando Guerra é um pioneiro na forma de fotografar e comunicar a arquitetura, e seis das suas fotografias fazem parte do acervo permanente do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

A exposição foi apoiada pela Câmara do Porto, que vê esta iniciativa como uma medida de aproximação entre as cidades do Porto e Ho Chi Minh – que conhecerá um momento alto no próximo mês de fevereiro – pela Câmara de Ho Chi Minh, nomeadamente através do seu departamento de Relações Exteriores, e pelo embaixador do Vietname em Portugal, Dinh Toan Thang, que recentemente esteve no Porto.

Esta é a primeira iniciativa integrada no âmbito do “The Portuguese Project” e “The Vietnam Project: Created In Vietnam”, iniciativas que estas duas organizações pretendem promover entre os dois países, e entre as cidades do Porto e Ho Chi Minh, nas áreas da cultura, economia, educação (com as universidades das duas cidades) e turismo.

É também um objetivo a promoção das relações desportivas, em cooperação com o FC Porto, não só no futebol como também no bilhar, modalidade em que o Vietname e o FC Porto estão entre os melhores do mundo.

As relações históricas entre Portugal e o Vietname têm mais de 500 anos (assinalou-se em 2015 o 500.º aniversário).

Em 1617, Francisco de Pina, um padre jesuíta chegou a Hoi An e foi o primeiro europeu a falar vietnamita fluentemente. Pina foi pioneiro no método de gravação vietnamita com caracteres latinos, que formaram a base do alfabeto vietnamita moderno. Foi o seu famoso discípulo Alexandre Rhodes quem publicou, em 1651, o primeiro dicionário trilíngue entre vietnamita, português e latim.

Sou um amante de fotografia e tenho um gosto muito especial por imagens que nos desvendam as formas e os volumes, os cambiantes e as texturas, as sombras e os vislumbres de uma obra arquitetónica.

Creio que, as mais das vezes, só conhecemos verdadeiramente os edifícios através da fotografia de arquitetura. O olhar do fotógrafo revela-nos os pequenos segredos, os ínfimos detalhes, a subtil filigrana de um grande projeto arquitetónico ou até de edifícios com os quais temos uma relação diária.

A fotografia de arquitetura tem também a enorme virtude de nos dar pistas sobre a relação do arquiteto com a sua obra, condição essencial para o cabal entendimento da mesma. O trabalho autoral do arquiteto é desvelado pela fotografia, permitindo-nos compreender melhor a importância estética, urbanística, social e económica dos grandes mestres da arquitetura e do conjunto da sua obra.

Tudo isto encontramos no trabalho fotográfico de Fernando Guerra, que se especializou, justamente, nessa difícil e generosa arte de captar a essência dos grandes projetos arquitetónicos ou dos simples edifícios de rua ou moradias familiares. O que fascina na produção fotográfica de Fernando Guerra é a sua capacidade de desnudar prédios e casas, mostrando-nos não apenas o esplendor arquitetónico mas também o que está do avesso, as costuras, o recôndito.

Por tudo isto, é com muito gosto e interesse que o Município do Porto se associa à exposição organizada pela Associação Cultural Portuguesa do Instituto Cultural Francês de Ho Chi Minh, na qual o sortilégio da produção fotográfica de Fernando Guerra está bem patente. A exposição é reveladora da vasta experiência deste fotógrafo, do seu apurado sentido estético e do olhar arguto, perscrutador, curioso e apaixonado com que aborda a arquitetura portuguesa.

Fernando Guerra está, pois, de parabéns por esta exposição que prestigia a arquitetura e a arte fotográfica portuguesas, para além de engrandecer a obra deste notável fotógrafo.

Estou certo também de que, pela sua qualidade e pertinência cultural, esta exposição de Fernando Guerra é uma excelente plataforma de aproximação e diálogo entre o Município do Porto e a cidade de Ho Chi Minh.

Rui Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
Email