Serralves | Outubro de 2024
O extenso Arquivo de Fernando Guerra doado a Serralves inclui mais de 2.500 reportagens e 500.000 imagens, a maioria do trabalho realizado ao longo dos últimos 25 anos de atividade da FG+SG fotografia de Arquitectura.
Para além da importância da preservação do acervo e do que este protocolo significa em termos de reconhecimento do conjunto da obra do fotógrafo por parte da instituição, o objetivo desta doação foi também o de vir a permitir e proporcionar o estudo e divulgação do seu conteúdo, através de conferências, conversas, publicações e exposições, apresentadas tanto em Serralves como noutras instituições nacionais e internacionais, garantindo assim o seu acesso a um público mais alargado.
De realçar que o arquivo Fernando Guerra depositado em Serralves continuará a ser enriquecido anualmente com as fotografias das futuras reportagens.
“Sobre ontem e a doação do meu arquivo à Fundação Serralves.
Hoje, com um despertar lento, como se tivesse passado por um momento de transformação na minha vida, tenho poucas palavras para descrever o que sinto, além de uma grande necessidade de expressar a minha profunda gratidão à @fundacao_serralves.
Espero que as imagens que entreguei sejam úteis para as futuras gerações. Estou grato aos clientes que estiveram ao meu lado desde o início, bem como aos clientes para os quais comecei a fotografar há pouco tempo. É gratificante ver que as suas obras, sem que o tivéssemos previsto, se tornarão parte deste enorme arquivo dedicado à arquitetura, e que serão preservadas e disponibilizadas a estudantes, jornalistas, entusiastas ou a qualquer outra pessoa que precise de estudar um período específico no futuro, de forma gratuita.
Saber que, daqui a 50 anos, alguém poderá ter acesso a um trabalho que completei esta semana dá significado ao que fiz e ao que continuarei a fazer todos os dias nos próximos anos. Sim, porque parar não está nos meus planos, mas melhorar a minha fotografia certamente está.
E o futuro está bem pensado: as fotografias que já integram o arquivo serão complementadas com novos trabalhos ao longo dos próximos anos, fazendo deste um arquivo vivo e em constante crescimento.
Expresso aqui a minha profunda gratidão à Fundação de Serralves não só pelo convite, mas também por ver o meu trabalho, o meu arquivo, lado a lado com o arquivo do grande Álvaro Siza, numa ligação próxima que, se já existia, agora permanecerá para sempre.
Há poucas palavras para expressar o que isto significa para mim, no entanto, uma grande sensação de felicidade está, sem dúvida, no centro de tudo.
Existem, de facto, coisas na vida que não podem ser planeadas, e isso é positivo. Acredito que é um dos prazeres que tiramos de tudo isto: as boas surpresas. Agradeço à Fundação de Serralves por esta oportunidade, por todo o cuidado ao longo do processo e, finalmente, por ser um dos lugares onde fui mais feliz a fotografar.
Obrigado.”
Fernando Guerra
19 de outubro de 2024