3 Editores convidados: Márcio Kogan com fotografias de Fernando Guerra
A edição de outubro de 2024 da Wallpaper* conta com três editores convidados e três capas, e tive a honra de fotografar uma!
Fazer uma capa é sempre especial, mesmo depois de 25 anos de fotografia, mas fazer uma para a Wallpaper* com Márcio Kogan é ainda mais. E também posso dizer, bastante raro. Nos últimos 25 anos fiz centenas de capas, mas esta é apenas a segunda para a Wallpaper*.
Esta capa reflete a forma como o visor da câmara de Jean-Luc Godard no seu filme Le Mépris, de 1963 partilha as mesmas proporções da fachada da Casa Paraty de Kogan, no Brasil, que fotografei no final do ano passado. Foi uma das maiores aventuras em que embarquei, literalmente, pois só se chega à casa de barco. Mas isso é uma história para outra altura.
Na sua secção de editor convidado, Márcio fala de um momento de mudança de vida que levou à sua famosa abordagem cinematográfica, explorando a forma como os seus ídolos do cinema influenciaram o arquiteto em que se viria a tornar.
O interior da revista é quase um álbum pessoal que mostra a arquitetura do Studio MK27, que tenho tido o privilégio de fotografar e documentar há mais de dez anos. Quando estive em São Paulo, há dois meses, pude testemunhar todo o processo de seleção das imagens e a relação entre o filme e as obras do estúdio.
É mais do que um belo número, é um objeto de estudo para o futuro. Muito semelhante à Casa de Paraty, construída em 2009, que só recentemente tive a oportunidade de fotografar.
Mas esta edição da revista ainda trouxe uma longa matéria sobre o CAM. A nova extensão do museu de arte moderna da Gulbenkian em Lisboa.
Partilho aqui algumas das páginas…