COMOCO Arquitectos com fotografias © Fernando Guerra FG+SG
Pela segunda edição consecutiva o Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira é atribuído a um projecto fotografado por Fernando Guerra.
A distinção foi atribuída a COMOCO arquitectos (Luís Miguel Correia, Nelson Mota, Susana Constantino) pelo projecto N10-II Indoor.
A edição de 2011 distinguiu Carlos Castanheira com o projecto Casa no Gerês igualmente fotografado por Fernando Guerra.
Para visualizar a reportagem completa:
http://ultimasreportagens.com/573.php
N10-II Indoor
Coimbra / Eiras, Portugal
COMOCO ARQUITECTOS
Luís Miguel Correia, Nelson Mota, Susana Constantino
O projecto para o N10-II Indoor tinha como propósito instalar um novo equipamento de apoio aos campos de futebol indoor em duas das três naves de um armazém de materiais de construção desactivado, localizado na zona industrial a norte de Coimbra (Eiras).
O sistema construtivo define a materialização do volume. Uma estrutura porticada, construída com elementos de pinho americano, assinala a estrutura principal. O preenchimento desta grelha, tanto na cobertura como nas paredes, é efectuado através do uso de placas de MDF, com dimensões sistematizadas e aplicadas de forma a assumirem tanto estruturalmente como formalmente a definição da construção. O uso do MDF com acabamento natural relaciona-se com as outras opções de materialização, como o uso de azulejos brancos 10×10 na área dos balneários e com o desenho das peças de mobiliário em pinho e placas de MDF lacado a preto.
The infill of this structure, both in the roof as in the walls, is made through the use of MDF boards, assembled in such a way as to perform both structural and formal roles in the overall construction. The raw use of the MDF boards is followed by a straightforward use of white ceramic tiles in the changing rooms and showers, and by the design of the furniture components, which are also made of raw pine wood elements and black lacquered MDF panels.