“Álvaro Siza. Modern Redux” exhibition and book
Álvaro Siza. Modern Redux
Autoria de Jorge Figueira com fotografias de Fernando Guerra
Esta exposição incide sobre os últimos 10 anos de trabalho do arquitecto Álvaro Siza.
Foram seleccionadas 12 obras localizadas em Portugal, no Brasil, Espanha e Coreia do Sul, servindo de testemunho da sua intensa actividade que remonta já ao final da década de 50, quando Siza constrói na sua terra natal, Matosinhos, os seus primeiros projectos de habitação.
Comissariada por Jorge Figueira, a exposição Álvaro Siza, Modern Redux, estará patente no Instituto Tomie Ohtake de 17 de Outubro a 16 de Novembro.
Em homenagem à sua capacidade de revalidar a tradição moderna, e em permanecer atento ao que está a mudar, se deve o nome desta exposição: Álvaro Siza. Modern Redux (recorrente, revivido, reinstalado).
Contaminada mas não híbrida, permeável mas não ecléctica, a obra de Siza que aqui se expõe, embora com raiz nos debates mais decisivos do século XX emerge como possibilidade encantatória para o século XXI.
Este projecto deu origem ao livro Álvaro Siza. Modern Redux, onde estão reunidos os doze projectos apresentados na exposição, que se assumem como os mais representativos dos últimos dez anos e que testemunham a intensidade e o inconformismo do estilo do arquitecto. Publicado pela prestigiada editora Hatje Cantz, o livro é organizado por Jorge Figueira, e contém textos de Alexandre Alves Costa, Jorge Figueira, Hans Ibelings e Guilherme Wisnik.