FG+SG fotografia de arquitectura | architectural photography

Almost Drone: Entrevista a Fernando Guerra

POP-SE BRASIL

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Há cinco décadas, o fotógrafo norte-americano Eddie Adams, da Associated Press, registrou um chefe de polícia vietnamita no exato momento em que disparou a arma na cabeça de um vietcongue. A foto, “Execução em Saigon” (1968), virou um ícone contra a Guerra do Vietnã. Ao ganhar o Pulitzer de fotografia, Adams disse: “Duas pessoas morreram naquela imagem: quem recebeu a bala e o chefe de polícia. Ele matou o vietcongue; e eu o matei com a minha câmera. A fotografia é a arma mais poderosa do mundo”. Fernando Guerra, apesar da sugestão do sobrenome, não seguiu os passos de Adam, mas tem um dos olhares mais certeiros de registro do espaço habitado pelo homem no século 21. Conquistou o respeito de mestres da arquitetura encabeçados pelo Pritzker Prize, de Álvaro Siza à elite do neo-modernismo brasilis, de Isay Weinfeld a Marcio Kogan. Suas fotos estão no acervo do MoMA, de Nova York, e foi eleito embaixador da Canon Europa. Na hora do clique decisivo de sua fotografia de arquitetura, Guerra consegue registrar o formalismo geométrico e poético da obra naquele átimo sublime em que a luz banha a volumetria e os vazios em todo o seu esplendor, e ainda consegue nela imantar sutis camadas de informação que humanizam suas imagens magistrais. O premiado fotógrafo português de 48 anos vem capturando a mais bela arquitetura contemporânea dos sete continentes há duas décadas em sociedade com seu irmão Sergio Guerra, administrador do renomado estúdio lisboeta que responde pela sigla FG+SG. Na estreia dessa POP-SE, que flerta essencialmente com a casa e outros sustentáculos da vida contemporânea, pinçamos algumas das imagens mais emblemáticas de seu portfólio, absolutamente conectado ao seu lero-lero na entrevista a seguir. Com vocês, o homem por trás da máquina… ler mais

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