Centro das Artes | Casa das Mudas | Paulo David
Livro Bilingue Português – Inglês
O conceito desta colecção está centrado na publicação de livros de fotografia de arquitectura em que cada número se dedica exclusivamente a uma obra. Para além das imagens de Fernando Guerra, os livros incluem também pequenos apontamentos críticos de outros autores e testemunhos dos próprios arquitectos.
Fazendo coincidir um olhar de fotografo e de arquitecto, as imagens de Fernando Guerra procuram oferecer sempre uma leitura rigorosa da obra, com a devida atenção ao projecto. Ao longo das imagens destes livros, vemos através do seu olhar novas perspectivas capazes de nos fazer reflectir sobre o sentido das arquitecturas que representam.
O livro relata a história de um dia passado no Centro das Artes, do início da manhã ao anoitecer, mostrando o efeito de permanência do edifício e das mudanças ocorridas em seu torno. Com esta reflexão, feita no local, saiu reforçado o conceito que deu origem a esta colecção de livros e que argumenta que são o tempo, a obra e o seu espaço, os elementos que definem o próprio acto fotográfico e o modo de mostrar a própria arquitectura.