Caso não consiga visualizar , acesse aqui

O Fazedor
Pedro Gadanho

"Já devem ter reparado que, dentro do universo da fotografia contemporânea, a fotografia de arquitectura se transformou, nos últimos anos, num campo à parte. Ganhou autonomia. Tem a sua história e as suas referências. Tem os seus autores e os seus subgéneros. Está prestes a lograr a perfeição.
Tal como a recurso à fotografia por parte da arte contemporânea detém um território especial –que por vezes se cruza com o do campo que aqui descrevo– também o olhar profissional sobre os mundos construídos da arquitectura ganhou as suas lógicas próprias.
Como se comprovava num recente seminário internacional sobre arquitectura e imagem, também este campo detém agora os seus historiadores, as suas estrelas e os seus debates internos.
E os media da fotografia de arquitectura começam, naturalmente, a imiscuir-se com os media da produção arquitectónica que essa fotografia retrata.
Enquanto os blogues internacionais começam a dedicar uma atenção particular aos autores deste campo – a entrevistá-los, a descobrir os seus temas, a analisar a especificidade da sua produção individual–  um dia destes, que já não está longe, perguntar-nos-emos se os media da arquitectura não se tornaram, entretanto, nos media desta fotografia específica.
Poderá parecer perverso que tal aconteça, mas a verdade é que, num mundo construído sobre a lógica da imagem, a fotografia ajuda a construir a arquitectura – e, portanto, é justo que um dia lhe tome parcialmente o lugar.
As ficções arquitectónicas da fotografia contemporânea, a que já me referi noutros contextos, não são senão uma evidência sub-reptícia desta metamorfose.

Fernando Guerra é fotógrafo de arquitectura. A sua formação, porém, é de arquitecto. O seu olhar divide-se entre dois modos distintos  de construir o mundo. Por esta circunstância, ele encontra-se numa posição privilegiada para protagonizar a metamorfose do campo fotográfico que fará com que esta prática de criação de imagens se venha a identificar, em parte, com o próprio campo arquitectónico. " (ler mais)

The Maker
Pedro Gadanho

"You must have already noticed that within the world of contemporary photography, architectural photography has become a field apart in recent years. It has won its autonomy. It has its own history and references. It has its own authors and subgenres. It is about to achieve perfection.

Just as contemporary art’s use of photography is a special territory -sometimes intersecting with the field I describe here- so too has the professional gaze towards architecture’s constructed worlds gained its own logic.
As confirmed during a recent international seminar on architecture and image, this field also now has its historians, its stars, and its internal debates.
And the media of architectural photography are naturally starting to meddle with the media of architectural production depicted by the photography.
As international blogs start devoting particular attention to the auteurs of this field - interviewing them, discovering their subjects, examining their specific, individual productions - one day, in the not-so-distant future, we will ask ourselves if the media of architecture did not, in the meantime, become the media of this specific kind of photography.
It might seem perverse if this happens, but the truth is that in a world constructed according to the logic of the image, photography helps construct architecture - and, therefore, it is fair if it one day partially takes its place.
The architectural fictions of contemporary photography, which I have mentioned elsewhere, are nothing if not surreptitious evidence of this metamorphosis.

Fernando Guerra is an architectural photographer. Yet, his degree is in architecture. His vision is divided between two distinct ways of constructing the world. Due to these circumstances, he is in a privileged position to serve as a protagonist in the metamorphosis of photography that will lead the practice of creating images to identify, in part, with the field of architecture itself. " (read more)



Novas reportagens
- clique para abrir reportagem
New work - click to see projects

MYCC Oficina de Arquitectura | Casa Prefab Cedeira - Galicia, Es
João Luís Carrilho da Graça | Musealização do núcleo arqueológico do Castelo de S. Jorge Lisboa, Pt
João Luís Carrilho da Graça | Ponte Pedonal Covilha, Pt
João Luís Carrilho da Graça | Casa Candeias Evora, Pt
Ricardo Vieira de Melo | Arriva Guimarães, Pt
João Mendes Ribeiro e Cristina Guedes | Casa das Caldeiras Coimbra, Pt
Pedro Maurício Borges |  Capela Netos, Pt
Appleton - Domingos Arquitectos | Tree House Azambuja, Pt
Jorge Sousa Santos | Óptica em Beja, Pt
Atelier Central | Showroom Audi Londres, U.K.
Paul+O | Piscina - Roughood Londres U.K.
Paul+O | Basset Road Londres U.K.
Nuno Montenegro | E. Superior de Tecnologia e Gestão Beja, Pt
José Barra | Edifício da Unidade Central Polo III Coimbra, Pt
Atelier Central | E.S. Josefa de Óbidos Lisboa, Pt
BFJ Arquitectos | E. S. D. Manuel I Beja, Pt
Mário Sua Kay  | Banco BIG Lisboa, Pt
Carvalho Araújo | Casa em Braga, Pt
Armando Rabaça | Casa em Coimbra, Pt
Quadrante Arquitectura | Parque Solar Amareleja, Pt
Ana Laura Vasconcelos | C. I. Ambiental do Boqueirão Flores - Açores, Pt
Mário Martins | Casa em Lagos, Pt
Pinearq | Hospital de Sant Joan Despi  Barcelona, Es
Pinearq | Socisanitario de Salt, Es
Pinearq | Hospital - Unidade de Consultas Externas Granollers, Es
Álvaro Siza | Exposição - Esculturas Porto, Pt
Sérgio Fazenda Rodrigues e Rita Cruz Dourado | Exposição "Tecer Relações" Ponta Delgada - Açores, Pt
Nuno Ribeiro Lopes | Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos Faial - Açores, Pt
Catarina Portas | A Vida Portuguesa Porto, Pt - wallpaper* mag
Diana Vieira da Silva | Monseo Porto, Pt
Pedro Domingos | Escritório ARA Lisboa, Pt
Lima Mayer  | Escritório Macedo Vitorino Associados Lisboa, Pt
José Cabral Dias e Manuela Marques Nogueira | Edifício Habitacional Coimbra, Pt
Promontório Arquitectos | Pine Cliffs Albufeira, Pt
ColectivArquitectura - Vera Alves e Cristóvão Ferreira  | Casa em Porto Côvo Sines, Pt
Ana Morais e Luís Cachola | Casa em Elvas, Pt
Guilherme Paris Couto | Casa na Maia, Pt
Spaceworkers | Casa Porto, Pt


Desenhos ao jantar | Álvaro Siza
Sketches at dinner | Álvaro Siza



"… a culpa é do meu tio Quim que, sem saber desenhar, comprava-me lápis de cor, sentava-me ao seu colo, depois de jantar, e ensinava-me a desenhar cavalos."(mais)
“the blame is my uncle Quim’s, who, without knowing how to draw bought me coloured pencils and sat me up on his lap after dinner and taught me how to draw horses.” (more)

ur

A FG+SG - Fotografia de Arquitectura respeita a sua privacidade conferindo-lhe o direito, se desejar, de remover o seu e-mail da nossa mailing list.

Para tal, envie um e-mail para unsubscribe@ultimasreportagens.com com a seguinte mensagem: unsubscribe newsletter.