Caso não consiga visualizar , acesse aqui




Novo ultimasreportagens.com v3.0
New ultimasreportagens.com v3.0
Versão 3 do ultimasreportagens  com novo design, 385 reportagens e  20.000 fotografias online. A maior biblioteca de arquitectura contemporânea portuguesa ficou ainda maior e mais simples de consultar.
principais novidades:
aumento de 30% do interface | slideshow de abertura | novo formato para os destaques | nova barra lateral com apresentação do atelier, textos, media e ligações | nova bio da equipa FG+SG | fotografias nas reportagens 50% maiores e sem marca de água | pesquisa em tempo real | filtro por tipo de projecto | legendagem das reportagens em português e inglês | slideshow em full screen | possibilidade de ligação directa a cada reportagem.

Version 3 of ultimasreportagens.com with a new design, 385 projects and 20.000 images online. The biggest library of portuguese architecture just got even bigger and easier to browse.
new features:
interface 30% larger | new opening slideshow | new format for news/highlights | new functionality of the side bar with links to media, clients and texts about our work | complete bio of the FG+SG team | images 50% bigger, without watermark | search box with real time results | filter by project type and year | full screen slideshows | possibility of linking directly to each project.



Novas reportagens
- clique para abrir reportagem
New work - click to see projects


366 - Eduardo Souto de Moura | Museu Paula Rego (Casa das Histórias) Cascais Pt
365 - Jordi Badia BAAS | Museu Can Framis Barcelona Es
364 - Ricardo Carvalho - Joana Vilhena | MUDE Lisboa Pt
363 - João Santa-Rita | Museu José Malhoa Caldas da Rainha Pt
362 - Pei Cobb Freed & Partners | Torre Espacio Madrid Es
361 - Samuel Torres de Carvalho - Pedro Palmero | Edificio de Escritórios Alfonso Gómez 30 32 Madrid Es
360 - Samuel Torres de Carvalho - Pedro Palmero | Madan Parque Almada Pt
359 - Paulo Tormenta Pinto | Capelas Mortuárias Igreja de Santos o Velho Lisboa Pt
358 - Frederico Valsassina | Cidade Judiciária Parque das Nações Lisboa Pt
357 - Nadir Bonaccorso nbAA | Escritório Sibs Alfragide Pt
356 - Risco | Dragão Caixa Porto Pt
355 - Risco - Fernando Sanchez Salvador- Margarida Grácio Nunes | Hotel Altis Belém Lisboa Pt
354 - Promontório Arquitectos | Tróia Design Hotel Tróia Pt
353 - Promontório Arquitectos | Hotel Victoria Vilamoura Pt
352 - Miguel Arruda | Praça Diogo de Menezes Cascais Pt
351 - Gonçalo Louro - Cláudia Santos GLCS | Cine Teatro Municipal Fafe Pt
350 - Manuel Maia Gomes - C. M. Vila do Conde | Cine Teatro Municipal Vila do Conde Pt
349 - Manuel Maia Gomes - C. M. Vila do Conde | Casa Antero de Quental Vila do Conde Pt
348 - Alexandre Alves Costa - Sérgio Fernandez | Mosteiro de St. Clara a Velha Coimbra Pt
347 - Carlos Castanheira | Adega Casa da Torre Vila Nova de Famalicão Pt
346 - J. T. Aguiar Clínica | Veterinária Alcabideche Pt
345 - José Cabral Dias - Luís Miguel Correia | Campo de St. Cruz Coimbra Pt
344 - Eva Llovo Otero | Elliot Green Santiago de Compostela Es
343 - Pinearq | Hospital Denia Es
342 - Álvaro Siza | Reitoria Alicante Es
341 - Álvaro Siza | Casa em Roberto Ivens Matosinhos Pt
340 - João Mendes | Ribeiro Casa em Coimbra Pt
339 - João Ferrão - João Costa Ribeiro | Extrastudio Casa na Ajuda Lisboa Pt
338 - Nuno Piedade Alexandre | Casa em Santarém Pt
337 - Victor Neves | Casa em Cacela a Velha Algarve Pt
336 - Atelier Central | 2 Casas Paço de Arcos Pt
335 - Nuno Simões | Casas no Meco Meco Pt
334 - Cristina Verissímo - Diogo Burnay | Casa no Cartaxo Pt
333 - Inês Cortesão | 3 casas Coimbra Pt
332 - Ana de Bastos Filipe Oliveira | Casa Caetano e Assis Santa Maria da Feira Pt
331 - Luís Santiago Batista Tiago Araújo | Casa em Carnide Lisboa Pt
330 - Miguel dos Santos | Casa em Soutelo Pt
329 - Raimundo Gomes Alexandra Gomes | Casa em Lousada Pt
328 - Frederico Valsassina | Casas no Estoril Pt
327 - João de Almeida Pedro Ferreira Pinto | Casa na Comporta Pt
326 - Nadir Bonaccorso nbAA | Casa Perosa Lisboa Pt
325 - Aires Mateus | Casa em Lisboa Pt
324 - Manuel Graça Dias -Egas José Vieira | Loft em Lisboa Pt
323 - João Felino | Apartamento em Lisboa Pt
322 - Adalberto Dias | Apartamento em Lisboa Pt
321 - Alberto Caetano | Apartamento em Lisboa Pt
320 - Hugo Proença | Apartamento em Oeiras Pt
319 - Joana Caiano - António Morgado | Apartamento Warborn Vila Nova de Gaia Pt
318 - Entreplanos | Edifício Habitacional Lumiar Lisboa, Pt
317 - Proap | Arranjos Exteriores Edifício Habitacional Lisboa Pt
316 - R2 | Ermida de N Sr da Conceição 2 tempos Lisboa Pt
315 - Jorge Figueira | Universidade dos Açores Ilha da Terceira Pt
314 - João Luís Carrilho da Graça | Escola Alemã Lisboa Pt



Livro 04 - Farol Museu de Santa Marta, Cascais | Aires Mateus
Book 04 - Santa Marta Lighthouse Museum, Cascais | Aires Mateus


POSTAIS

Escrevo este pequeno texto no meu último dia de fotografias no Farol Museu, antes da publicação deste livro. Os trabalhos de fotografia nunca ficam verdadeiramente prontos. Saber quando parar de fotografar uma obra aprende-se e de preferência pratica-se diariamente, mas numa encomenda como esta a obra torna-se na evasão necessária para outros dias de fotografia. Nestes casos é sempre possível fazer mais. Ou, talvez, ver mais…

Seguir, fotografando, a obra do atelier Aires Mateus, é um privilégio. Tanto pelo acesso livre a belíssimos espaços privados como por se tratar de um tipo de arquitectura que constitui palco óptimo para o meu trabalho, pela forma como vejo a arquitectura e a registo. Talvez por se basear no conceito de um “dia na obra”, de requerer uma entrega e uma permanência no sitio e de um registo atento da mudança da luz durante o dia. Um olhar sobre o passar do tempo no edifício. O Farol Museu de Santa Marta é o tipo de projecto que me envolve e fornece pistas, e como em qualquer museu aberto ao público, dá-me actores de ocasião, protagonistas de um instante que é meu e que gosto de partilhar mais tarde.

São já alguns anos de fotografias Aires Mateus com algumas casas, edifícios de escritórios, museus e exposições. O Farol Museu de Santa Marta foi mais uma missão completa (ou como sempre... incompleta) em dias soltos e interrompida com viagens e outros trabalhos, mas onde regressei pelo prazer de fotografar, como fosse um descanso fazê-lo. E para mim é-o certamente. E ainda mais com o prazer que é ganhar as novas imagens do dia e adicioná-las como camadas de uma história que se conta num slideshow do ultimasreportagens ou nas páginas de uma revista. Ou, neste caso, na forma de um livro. Essa história não tem de ser antropológica, factual ou interpretativa, mas procura de algum modo tocar vários momentos da existência da obra, como um arqueólogo que percorre os seus passados para justificá-la no presente. Mesmo que não seja preciso fazê-lo.

Chegam mais visitantes enquanto acabo estas linhas sentado na esplanada do Farol. Quantos irão visitá-lo por verem estas imagens? Ou para quantos, serão estas imagens, o único contacto com a obra. E que obra é essa?
Tenho já muitas fotografias... Tenho o mau e o bom tempo. O princípio e o fim do dia, tenho o engano de quem queria um restaurante e não um museu, fotografei a troca de desamores de um casal e a passagem rápida de um outro que seguia em bicicletas alugadas. Fotografei famílias a chegar e a espera dos empregados do museu para os receber. Ou a eterna paciência da senhora da limpeza que apanha as folhas que caem, durante o dia, da arvore do vizinho. Apanhei também as sombras no lioz de quem passa e detalhes dos azulejos reflectores que mostram o mar. Por trás esteve sempre a obra com as suas caixas brancas ou revestidas com o muro habitado, as sombras da bateria baixa e no fim deste passeio que é quase um corredor ao ar livre cavado numa rocha, o Farol.

No fundo gosto de ser um fotógrafo de postais.
Vou fotografar mais.

Fernando Guerra
Farol Museu de Santa Marta, Cascais. 22 Novembro 2008.
 
POST CARDS

I write this small text on my last day of taking photographs at the Lighthouse Museum before the publication of this book. Photography jobs are never truly finished, and knowing when to stop is an acquired skill, preferably practised on a daily basis. However, with a commission such as this, work becomes a necessary evasion for additional days of photographing. In such cases, one can always do more. Or, perhaps, see more...

Photographically accompanying the work of Aires Mateus’ studio is a privilege. It is due as much to free access to the exquisite private spaces as to being the kind of architecture that serves as an excellent platform for my work, in the way I see and record it. Perhaps because it is based on the concept of “a day at the site...”, it requires a permanent presence as well as attention to changes in the light throughout the day. A view of the passing of time in the building. The Santa Marta Lighthouse Museum is the type of project that immerses me and provides leads, and just like in any museum open to the public, it supplies me with random actors, protagonists that are part of an instant that belongs to me, that later I like to share.

A few years have gone by of Aires Mateus photographs depicting certain houses, office buildings, museums and exhibitions. The Santa Marta Lighthouse Museum was more of a mission accomplished (or as always...unaccomplished) on random days, interrupted by trips and other work, but where I returned for the pleasure of photographing, as if it were a form of relaxation to do it, which for me it certainly is. Even more so through the enjoyment of adding the day’s new images like layers of a story told as a slideshow in ultimasreportagens or in the pages of a magazine. Or, in this case, in the form of a book. The story does not have to be anthropological, factual or interpretative, but it somehow attempts to touch various moments in the existence of the work, like an archeologist who goes through his past to justify his work in the present. Even if it is not necessary.

More visitors arrive as I finish these lines, sitting in the Lighthouse’s outdoor café. How many will visit it after seeing these images? Or, for how many will this be their only contact with the structure. And what sort of structure is it?
I already have many photographs...I have had good and bad weather. The beginning and end of the day. I make the mistake of one who wanted a restaurant and not a museum, I photographed a couple’s disdainful exchange and the quick passing of another on hired bicycles. I photographed families arriving and waiting for the museum’s employees to receive them. Or the eternal patience of the cleaning woman who picks up the leaves that fall during the day from the neighbour’s tree. On the limestone, I also caught the shadows of passers-by and the detail of reflective tiles mirroring the sea. Ever present in the background stood the structure with its white boxes or shared walls, the shadows of the low battery and at the end of this passage that is almost an open-air corridor dug out of a rock, the Lighthouse.

In the end, I like being a post-card photographer.
I’m going to take more pictures.

Fernando Guerra
Santa Marta Lighthouse Museum, Cascais. 22nd November 2008.


TEXTOS

Aires Mateus Arquitectos | António D’Orey | Capucho | Duarte Nobre Guedes |
Stephen Bates | Ricardo Carvalho | Fernando Guerra
 
TEXTS

Aires Mateus Arquitectos | António D’Orey Capucho | Duarte Nobre Guedes | Stephen Bates | Ricardo Carvalho | Fernando Guerra

Bilingue Portuguese – English
capa semi-rija
130x180 mm
112 PAGS
preço pvp c/ portes 15 euros
ur

A FG +SG - Fotografia de Arquitectura respeita a sua privacidade conferindo-lhe o direito, se desejar, de remover o seu e-mail da nossa mailing list.

Para tal, envie um e-mail para unsubscribe@ultimasreportagens.com com a seguinte mensagem: unsubscribe newsletter.