Caso não consiga visualizar , acesse aqui

Últimas com 55 reportagens.

Bem-vindos ao segundo número do ÚLTIMAS . Esta é, para nós, uma edição especial por muitos motivos. Em primeiro lugar porque disponibilizamos online, a partir de agora, mais trinta das últimas reportagens (para um total de 55), assumindo-nos claramente como o primeiro e único banco de imagens de arquitectura contemporânea em Portugal de livre acesso. Este segundo número da newsletter, apresenta publicações recentes, inaugura o espaço dossier que pretende mostrar em cada newsletter um projecto de excepção, revela um exercício escolar realizado com base nas imagens de Fernando Guerra, e por ultimo serve também para apresentar as duas primeiras publicações da FG + SG  Livros de Imagem.

O propósito deste ambicioso projecto é muito claro: queremos dar a conhecer todo o trabalho que o nosso estúdio vai desenvolvendo na área da fotografia de arquitectura e, a partir de agora, também no mundo editorial. Para além disto, procuramos inovar e oferecer maior comodidade ao disponibilizar uma loja virtual para a venda das nossas publicações.

Contamos consigo, e boa leitura.

NOVAS REPORTAGENS

 

  Miguel Vieira / Inês V. da Silva C. Visitantes - Gruta Torres Pico - Açores
AS* - Atelier de Santos
Biblioteca Central Ponta Delgada - Açores
Álvaro Leite Siza Vieira
Casa Tóló Cerva – Vila Real
Nuno Brandão Costa
Casa em Afife
João Luís Carrilho da Graça
Casa no Estoril
Aires Mateus
Casa no Litoral Alentejano
ARX Portugal
Casa Rosa Parede
Inês Cortesão
Apartamento no Príncipe Real Lisboa
M. Graça Dias / Egas J. Vieira
Galeria Ver de Perto Lisboa
João Santa Rita
Kiosks no Rossio Lisboa
FFCB Arquitectos
Apartamento no Bairro Grandela Lisboa
Alberto Caetano
Consultório Médico no Saldanha Lisboa
Promontório Arquitectos
Hotel Tróia Casino Troia
Paulo Gouveia
Casa em Sintra
Egas José Vieira
Apartamento em Lisboa
Alexandre Marques Pereira
Biblioteca Municipal de Sintra
Bárbara Delgado / Catarina Almada
Casas em Tavira
J. Carlos Cruz / Pedro Alarcão
Casa na Foz Porto
Promontório Arquitectos
Hotel Britânia Lisboa
Cooptar
Casa em Faro
Stéfano Riva
Pizzaria no Chiado Lisboa
Vasco Massapina
Ponte pedonal da Cruz de Pedra Lisboa
Carlos Figueiredo
Casa em Coimbra
João Santa Rita
Apartamento Príncipe Real Lisboa
Paulo Providência
Igreja em Figueiredo Braga
Regino Cruz
Atelie Estoril
Vera Alves / Cristovão Ferreira
Casa na Aroeira
Rui Barreiros Duarte Ana Paula Pinheiro
Casa na Areia Branca
Inês Cortesão
Cinica de Radiologia Figueira da Foz
Nuno Brandão Costa
Escolinhas da Faculdade de Medicina Lisboa
Anabela Leitão / Daiji Kondo
Casa em Mafra
Dante Macedo / Conceição Macedo
Casa em Santarém
Atelier Daciano da Costa
Loja Área Lisboa
ORMS Architecture
Holmes Place Boavista Porto
Frederico Valsassina
Posto de Atendimento Brisa Oeiras
José Guedes Cruz
Loja P.O.I Lisboa

Novas reportagens no www.ultimasreportagens.com

 

NOTÍCIAS

 
2G Dossier
 

O último dossier especial da revista espanhola de arquitectura 2GDossier – “Portugal 2000- 2005” – mostra vinte e cinco projectos de arquitectos nacionais, nove dos quais fotografados por Fernando Guerra. Todas estas reportagens estão já disponíveis há alguns meses no ultimasreportagens.com.

Reportagens realizadas:

ARX Portugal Centro Regional de Sangue Porto
as* Biblioteca Central da Universidade dos Açores Ponta Delgada
António Belém Lima Conservatório Regional de Música Vila Real
M. Graça Dias, Egas J. Vieira com G. Afonso Dias Teatro Azul Almada
Paulo David Casa das Mudas Calheta Madeira
Jorge Figueira Casa em Vila Real
Paulo Gouveia Casa em Sintra
Promontório Arquitectos Centro Comercial - Dolce Vita Miraflores
Nuno Brandão Costa Casa em Afife Viana do Castelo

Foram também realizadas imagens para os seguintes projectos referidos no editorial de Ana Vaz Milheiro: CVDB (Cristina Veríssimo e Diogo Burnay)_ Cine-Teatro do Cartaxo | Promontório Arquitectos_Bloco Habitacional de Carnide, Lisboa | MGD.EJV_Conjunto habitacional Salgueiral-Sul, Guimarães

 
De Architect      

O número de Setembro da revista holandesa “De Architect”, com um largo capítulo dedicado à arquitectura recente na cidade do Porto, inclui uma reportagem de Fernando Guerra sobre o projecto de recuperação de uma Igreja em Figueiredo (Braga), da autoria de Paulo Providência. O projecto aparece com destaque na capa.

Imagens do projecto disponível a partir de hoje, no últimasreportagens.

   

Casas Contemporâneas
 

“Se por um lado as respostas às questões do habitar pretendem satisfazer os ritmos e mecanismos cada vez mais acelerados que fazem evoluir a sociedade, por outro, a materialização destes instintos esbarra com uma inaptidão ao nível da percepção de conceitos que estão na sua origem, porque não são reconhecíveis, o que poderá acontecer naturalmente através de um processo de massificação das imagens-ícones de uma arquitectura até que o Eu seja tocado por esse outro até então estranho”

José Manuel das Neves

Foi lançado no passado dia 9 de Novembro, em Lisboa, o livro “Casas Contemporâneas”, da Editora Caleidoscópio. Este livro apresenta dez reportagens de Fernando Guerra sobre outras tantas obras de arquitectos como Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus, João Mendes Ribeiro e Nuno Brandão Costa, entre outros.
Reportagens realizadas:
Francisco Aires Mateus + Manuel Aires Mateus Melides
Frederico Valsassina Sintra
Jennifer Pereira + Miguel Costa + Rogério Inácio Faro
João Mendes Ribeiro Cortegaça
Jorge Figueira Vila Real
José Carlos Cruz + Pedro Alarcão Porto
José Guedes Cruz Cascais
Nuno Mateus + José Mateus Ericeira
Nuno Brandão Costa Afife
Vera Alves + Cristóvão Ferreira Aroeira


Inês Cortesão na AIT

Na prestigiada revista Alemã   AIT, edição de Novembro, saiu publicado um projecto para uma Clínica na Figueira da Foz  da autoria da Arquitecta Inês Cortesão.


Resolver as problemáticas condições de iluminação com diferentes formas de luz artificial e um forte contraste de branco e preto formam o tema central do projecto.

Nesta clínica os utentes ao entrarem no espaço são recebidos por um balcão de recepção agradavelmente iluminado através de volumes de luz translúcida.
A área de entrada é amplamente ligada a uma generosa área de espera que é caracterizada por grandes janelas rasgadas.
Um longo corredor estreito e curvo encaminha o utente para os diferentes gabinetes. É introduzido um ritmo neste corredor por um lambrim em contraplacado preto que alterna com portas brancas à altura do tecto. Uma banda de luz no tecto introduz claridade e uma orientação linear dinâmica. Em vez de procurar uma expansão visual do corredor a arquitecta procura o refúgio no ataque: o lambrim preto e a iluminação do tecto fazem o corredor parecer ainda mais alto e estreito mas cria uma excitante e quase bizarra impressão espacial.

Pode ver imagens deste projecto no últimasreportagens, bem como um outro projecto de interiores da mesma autora, um apartamento no Príncipe Real em Lisboa.
Ambos os projectos são as capas dos últimos dois números da Arquitectura Ibérica.

Dossier Casa Tóló

Com este dossier especial inauguramos um novo conceito de apresentação de uma obra. Para além de uma apresentação alargada da reportagem fotográfica, com cerca de cinquenta imagens, incluímos ainda vários desenhos e a memória descritiva da obra.
A escolha inaugural para este primeiro dossier recaiu na Casa Tóló (Cerva, Vila Real), do arq. Álvaro Leite Siza Vieira.

“(…) Com uma ocupação linear ao centro do terreno pretende-se preservar todas as árvores preexistentes já que têm forte expressão no sítio,  manter a continuidade com a envolvente próxima e assegurar as suas características originais. O corpo que resulta de uma abstracção geométrica modular rigorosa, estabelece rotações necessárias em alguns módulos de forma a adaptar-se à natural morfologia do terreno, respeitando os afastamentos aos muros vizinhos regulamentares, parecendo assim que se movimenta com natural e absoluta liberdade.(…)”

Ver dossier “Casa Tóló”.

Especial École Paradis

“L'oeil existe à l'etat sauvage”
André Breton

Em França, as fotografias de Fernando Guerra serviram de base a um projecto para os alunos da École Élémentaire Paradis , de Meulan. Este exercício, concebido e orientado pela professora Katell Jolivet, durou várias semanas e envolveu um grupo de 25 alunos de nove anos de idade, que a partir das imagens de Fernando Guerra, deram os primeiros passos na fotografia.
Ver site paralelo “École Paradis” com os resultados.

LIVROS EM PRODUÇÃO | EDITORA FG + SG – LIVROS DE IMAGEM

A FG +SG – Livros de Imagem lança agora os seus dois primeiros livros. A ideia desta colecção está centrada na publicação de livros de fotografia de arquitectura em que cada número se dedica exclusivamente a uma obra. Para além das imagens de Fernando Guerra, os livros incluem também pequenos apontamentos críticos de outros autores e testemunhos dos próprios arquitectos.

Fazendo coincidir um olhar de fotógrafo e um olhar de arquitecto, as imagens de Fernando Guerra procuram oferecer sempre uma leitura rigorosa da obra, com a devida atenção ao projecto. Ao longo das imagens destes livros, vemos através do seu olhar novas perspectivas capazes de nos fazer reflectir sobre o sentido das arquitecturas que representam.

Centro de Espiritualidade do Turcifal – RRJ ARQUITECTOS

01 Centro De Espiritualidade do Turcifal | RRJ Arquitectos
50 páginas, 13x18cm | lançamento e distribuição em Novembro 2005

fotografia
Fernando Guerra produção fotográfica Sérgio Guerra textos Álvaro Bizarro, N. Miguel Seabra, RRJ Arquitectos design FG +SG coordenação Ricardo França edição FG+SG Livros de imagem data Novembro 2005


Excerto de um texto do livro:

A Terra e o Espírito

As fotografias da obra apresentada representam
plasticamente o que neste espaço se deseja realizar: o
encontro de cada homem, pelos caminhos do silêncio,
com o mistério da Luz.
A sobriedade cuidada dos materiais, a simplicidade
das formas, sem que alguma se repita, a luz que entra
a toda a hora e ilumina sem ferir o espaço interior
oferecem a quem desfruta deste ambiente a procura da
paz, da pureza do coração, da Luz desejada, como
matriz mais própria do Homem. (…)
Inscreve-se a obra num contexto agrícola vivo,
apresenta-se sem complexos, elegante no diálogo
com o ambiente, onde a Terra e o Espírito se
unem em abraço fecundo.

Cónego Álvaro Bizarro

Conservatório de Vila Real - António Belém Lima

 
02 Conservatório Regional de Musica de Vila Real | António Belém Lima
106 páginas, 13x18cm | lançamento e distribuição em Novembro 2005

fotografia Fernando Guerra produção fotográfica Sérgio Guerra textos Jorge Figueira, João Miguel Fernandes Jorge, António Belém Lima, Tomás Espírito Santo design FG +SG coordenação Ricardo França edição FG+SG Livros de imagem data Novembro 2005


Excertos de textos do livro:

(...) Pela Avenida, através de um arco ficcionado, acedemos ao espaço do carro encalhado que nos permite aceder ao Conservatório. Um vão rasgado, terrivelmente horizontal e moderno, permite que a luz do edifício se introduza nas pedras da igreja, texturando as suas imperfeições. Um corpo vertical denuncia a entrada e dois lanternins curvados obliquamente sugerem o movimento naval que Belém Lima sempre persegue. A organização interna do edifício tenta adivinhar o corpo do Convento de S. Domingos sem lhe destapar o rosto. Aliás, o rosto perdeu-se. A sala de ensaios toma o lugar incerto e central do claustro e há uma construção de salas à sua volta. O Conservatório é uma reconstrução feita a partir de pequenos vestígios, quase sombras que se imaginam como ruínas. (...)

Jorge Figueira


(...) Não assisti a nenhuma audição nessa sala. O único instrumento presente era o piano. Cobria-o um pano preto. Mas a sala produzia um clima, a um só tempo, de racionalidade e de emoção. Um carácter que nada tinha de comum com as sensações correntes ou com impressões quotidianas. Era mais. Era o acréscimo da possibilidade instauradora da música, o seu profundo equilíbrio entre o homem e o tempo. Como se para esse maior estúdio descessem todos aqueles que preparavam as suas aulas, os seus estudos, os seus prolongados ensaios, as suas dúvidas e intensidades e, sob a ordem nova de uma palavra, esperassem o sinal, um gesto do primeiro violino, o compasso ritmado de um íntimo e inaudível metrónomo. Não sei precisar melhor, esta foi a sensação que recebi, produzida sem que qualquer som fosse executado e sem que qualquer executante estivesse no auditório. Sobre tudo isto trabalhou António Belém Lima. (...)

João Miguel Fernandes Jorge

Esta nova colecção FG+SG Livros de Imagem, está desde já disponível para aquisição online.


Poderá encomendar um ou ambos os números por um preço especial de pré-lançamento, na
nossa loja.

DOWNLOAD DE WALLPAPERS

Peter Zumthor Thermal Vals | vals Suiça

 

A FG +SG - Fotografia de Arquitectura respeita a sua privacidade conferindo-lhe o direito, se desejar, de remover o seu e-mail da nossa mailing list.

Para tal, envie um e-mail para unsubscribe@ultimasreportagens.com a seguinte mensagem: unsubscribe newsletter.