A+AWARDS WINNER 2016
Architizer Awards
 
 
Fernando Guerra work on the Fogo Natural Park is the Architizer award winner in the Architecture + Photography category by public vote.
Thanks to everyone, for voting in our project.
 
 
 
 
 
 
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
"Fotógrafo português vence Prémio Architizer"
 
 
"Retratou a sede do Parque Natural da Ilha do Fogo, Cabo Verde, que já não existe. Ontem venceu o Architiker A+. Arquiteto, quando começou a fotografar perguntaram-lhe se "também fazia casamentos ao fim de semana”.

Quando Fernando Guerra começou a fazer fotografia de arquitetura com o seu irmão Sérgio, em 1999, as pessoas estranharam. "Nós éramos arquitetos, por que é que estávamos a fazer fotografia? Perguntavam se também fazia casamentos ao fim de semana... De repente, passados 16 anos, o mundo mudou, toda a gente tem uma máquina fotográfica no bolso, e de repente tornou-se fashion ser fotógrafo, que não era, a não ser que fossemos o [Mario] Testino, a fotografar moda..."

Quando ontem falámos com ele, Fernando acabara de ganhar o Prémio do Público, categoria de Fotografia, da plataforma americana Architizer A+. Estava em Genebra, na Suíça, e esperava a luz certa para fotografar a estação de comboios, para apanhar o fluxo de pessoas que passavam, e esperava que saíssem de cena uns camiões. Ali ficaria até ao final do dia, o mesmo em que se soube que ele vencera o prémio com a série de fotografias em que captou a sede do Parque Natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

O edifício, projetado pelo ateliê de arquitetos OTO, formado por André Castro Santos, Nuno Teixeira Martins e Pedro Teixeira, deveria ter sido a história feliz que, a princípio, foi. Inaugurou em março de 2014 "com dias de festas incríveis". "As senhoras que se veem nas fotografias estavam à espera do primeiro-ministro [José Maria Neves] para o receber a cantar." Ele esteve lá três dias. "E passado uns meses acabou. Aquela zona toda estava a começar a ter algumas coisas. De repente foi tudo embora."

Aquele que foi considerado um dos edifícios de 2015 pela plataforma Archdaily durou sete meses. Em dezembro, a erupção vulcânica que ocorreu na ilha destruiu-o ali, naquela cratera a 1800 metros de altitude em que se reúne uma população de cerca de 1200 pessoas, em Chã das Caldeiras. "Parecia que uma picareta tinha desfeito o edifício, como um tremor de terra", recorda o fotógrafo que no ano passado venceu o prémio Arcaid Images, com fotografias de diferentes projetos, entre eles o edifício na Ilha do Fogo. Ele e Sérgio - a dupla FG+SG - trabalham hoje com arquitetos como Siza Vieira, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, o brasileiro Arthur Casas ou, até há pouco, a iraquiana Zaha Hadid, que morreu em março."

Artigo completo
 
 
 
 
 
 
Architizer A+Awards 2016
Phaidon book
 
 
As the winner of the Architizer award in the Architecture + Photography category, Fernando Guerra is featured in the newly released Phaidon book.

The Architizer A+Awards celebrate the world’s best architecture every year. The winners were singled out amongst entries from over 100 countries by an international jury of over 300 experts and over 200,000 public votes. 60 categories of winners celebrate the diversity of the world’s architecture. There are giant towers, tiny apartments, a sinuous elevated bike path and a human-sized birdhouse. Architecture is everywhere and fulfills endless functions. This book celebrates all of them!

Format: Hardback
Size: 279 x 216 mm, 11 x 8 1/2 in
Pages: 240 pp
Illustrations: 500 colour illustrations
ISBN: 9780714872872
 
 
 
 

© 2018 FG+SG Architectural Photography All Rights Reserved